Setembro Amarelo: Pesquisa investiga saúde mental de músicos no Brasil
- Shoyu
- 4 de set.
- 1 min de leitura
Uma pesquisa da Help Musicians Foundation revelou que mais de 70% dos músicos entrevistados apresentavam sinais de depressão
Músicos profissionais enfrentam uma rotina repleta de desafios: jornadas irregulares, instabilidade financeira, pressão criativa constante e, muitas vezes, falta de reconhecimento. Pensando nisso, uma pesquisa na área da Psicologia está investigando os efeitos dessas condições na saúde mental de quem vive da música no Brasil.
O estudo, intitulado “Entre a arte e um mundo de incertezas: A saúde mental de músicos no Brasil”, busca compreender as vivências emocionais e os impactos psicológicos associados à profissão, com o objetivo de contribuir para estratégias de cuidado mais eficazes e específicas para esse público.
A pesquisa está com inscrições abertas e convida músicos de todo o país a participarem. Para contribuir, é necessário: Ter 18 anos ou mais; Residir no Brasil; Ter a música como principal fonte de renda.
A participação é anônima, voluntária e pode ser feita de forma rápida pelo formulário online:👉 https://forms.gle/GirNwDJGtuWm5Lgr5
Por que participar?
Sua experiência é única e valiosa. Ao contribuir com este estudo, você ajuda a dar visibilidade às condições de trabalho dos músicos e fortalece a construção de políticas de saúde mental mais justas e alinhadas com a realidade da categoria.
✨ Cuidar da mente também é um ato de resistência artística. Participe. ✨




Comentários